#SÉRIE BIENAL DO LIVRO 2016: Planejamento Financeiro

Olá pessoal,

Hoje vou falar de um assunto super legal que eu amo. Esse ano ocorre a bienal do livro 2016 em SP, e como qualquer outra pessoa que fala de livros, não poderia faltar post sobre este assunto, mas como vocês podem reparar, estou começando o assunto um pouco cedo demais. ‘Mas porque Shay?’

Em 2014 passei por esse mesmo problema que foi a falta de organização financeira. Mas oque seria isso exatamente? Eu não trabalhava na época, então, a minha renda se equivalia a pouco dinheiro que ganhava para passar ao mês, o pior foi a sensação de querer comprar vários livros com pouco dinheiro.


Mas graças a Deus tenho uma mãe ótima que me ajudou muito a poder ir à bienal.

 CORTE GASTOS

A primeira dica que eu tenho é, cortes gastos. Aqueles gastos banais que todos nós temos, comprar coisas desnecessárias como por exemplo, em roles com os amigos pare de ficar ostentando achando que é necessário ou até mesmo ficar gastando na cantina da escola.
Acho que essa de cortar gastos já começa agora no inicinho dos preparativos, por que para quem não trabalha, quanto menos tempo você tem para arrecadar, menos aquisições você efetua.

PLANNER

A segunda dica é outra simples, faça um planer, coloque tudo no papel de quando você terá que gastar. Se você mora em outra cidade já coloque o valor de passagem, hospegadem, alimentação etc. Assim você já terá o dinheiro reservado para determinada coisa.
Também coloque no planer os livros que você não pode sair da bienal de jeito nenhum sem. ‘Mas Shay, porque fazer a wishlist agora?’ É simples, você já faz as contas do quanto terá que levar para comprar determinado livro.

DINHEIRO EXTRA

‘Mas Shay, na lista que eu fiz, o livro está mais caro, ou então gastei com outra coisa e não deu para comprar’. Por isso sempre é bom vc fazer a conta exata de quanto irar precisar, e com toda a certeza, sempre ter dinheiro a mais para garantir qualquer imprevisto, alem do mais, lá é horrível fazer pagamentos com cartão de crédito ou débito (sempre está sem sinal).




Bom, esse foi o post de hoje, espero que eu tenha ajudado alguém, até a próxima.

Nenhum comentário