Resenha: Divergente

 Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Eu sempre fui daquelas que nem trailer via do filme quando ele era lançado, então, eu não sabia de nada e não tinha absolutamente nenhuma ideia de como seria.  Pela sinopse já temos uma grande ideia de como o livro será, ele se trata de um futuro onde os humanos são divididos em facções para manter a terra em ordem,e normalmente as pessoas nascem e morrem nas mesmas facções.


Nossa protagonista, Beatrice passa pelo teste de aptidão para decidir qual facção irá seguir, porem, descobre que seus testes foram inconclusivos. Ela fica em uma corda bamba, sem saber qual o 'certo' a escolher, porem, escolhe deixar sua família e escolhe outra facção (sem spoiler de qual ela escolherá).


Ao chegar na nova facção escolhida, ela escolhe um novo nome, assim começa a ser chamada de Tris, e lá ela encontra novos desafios que acredito que pode ter pensado que nunca teria em sua vida e apesar de ter o apelido de Careta dado pelos outros integrantes ela mostra que de Careta não tem nada. E em vários momentos ela tem uma luta com seus sentimentos, como duvidas de se escolheu certo a facção, de se o crush (Quatro) corresponde ela e sobre as amizades feitas.



Mas ao final de tudo isso, podemos ver o quanto a personagem evoluiu e amadureceu. Não digo que em algum momento ela era infantil, mas digo que apesar da luta com os seus sentimentos, ela pode se torna alguém mais 'completa'.

O livro tem um final maravilhoso, acredito que a Veronica acertou em cheio na hora de finaliza-lo, pois não faltou nada e nem foi algo demais, ele foi perfeito e superou as minhas expectativas e deixando com uma intensidade cada vez maior. Em grande parte dos momentos eu me senti envolvida pelo enredo.


17 comentários

  1. Olá!
    Então eu adoro os filmes da série, mas nunca peguei pra leitura e não sinto a menor vontade de ler esses livros.
    Não faz muito meu estilo de leitura apenas!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaah, mas pelo menos adorou os filmes né? Ja é um bom começo, quem sabe no futuro não dará uma oportunidade né?

      Excluir
  2. Oi, Shayanne!
    Eu sou muito spoiler-queen, então eu já sei mais ou menos qual é o desfecho da série! rsrs
    Eu ainda não li essa série e tenho os livros. Ainda vou ler, apesar de saber dos spoilers, mas o problema é que... Já vi algumas recomendações não tão favoráveis para ela. Mas acho que às vezes vale a pena pagar pra ver. ;)
    bjs!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luçy, uma pena vc ter recebidos os spoilers, eu consegui me livrar dessas kkkkkkk E sim, existem assim como criticas possitivas, tambem tem a negativas né?

      Excluir
  3. Oiii Shayanne tudo bem?
    Querida, dessa vez a obra não despertou meu interesse, já tentei ler divergente e acabei desistindo no início do livro, pois não consegui continuar, ótima resenha e lindas imagens que escolheste.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, ja li diversos livros também que em resenhas meu interesse não despertou, e obrigada pelos elogios.

      Excluir
  4. Eu adoro essa série!!! Acho o universo criado super louco e completamente envolvente, mas ainda não li os livros e preciso fazer isso o mais rápido possível. Eu vi só os filmes e me encantei, quando peguei o livro 1 para ler eu não consegui, mas já faz muito tempo e agora eu sei que vou amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece muito comigo tambem, as vezes o filme amo do inicio ao fim, mas o livro nao consigo nem chegar a pagina 50

      Excluir
  5. Oiii!

    Não curto distopias, mas assim como você, amo ler um livro no escuro, acho bacana pois me envolvo mais e as expectativas são maiores! Gostei de saber que curtiu a obra e que se envolveu no enredo.

    BBeijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Esse foi o meu primeiro livro de distopia e confesso que no começo eu fiquei com receio de iniciar a leitura, mas cá estou eu, mera leitora, dizendo que este se tornou um dos meus livros favoritos, esse gênero literário me encantou e eu sempre tento ler algo parecido. Espero que goste dos outros livro, aguardando resenhas com sua opinião... Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei de Divergente quando li, pena que acho que as continuações não estão à altura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oieee, quando li o livro estava bem na pegada distopia após ler jogos vorazes e confesso que foi bem chatinho, pois estava com altas expectativas, tanto que demorei uns dois anos para poder continuar e terminar a série!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Sempre serei suspeita em falar de Divergente, porque AMO a história, amo os personagens e todo esse universo. É uma pena que os filmes não tenham continuação, porque apesar de fugir do proposto, são ótimos também. Leia Insurgente e se surpreenda <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. ollaaa
    adoro os filmes da série divergente, porém os livros nunca li, até gostaria de ler mas sempre coloca outras leituras na frente, espero que leia Insurgente e traga resenha para nos, quem sabe eu pegue e inicie a leitura

    ResponderExcluir
  11. Super quero ler essa série, já ouvi muita gente comentadando. Tbm ainda não vi nenhum filme, vou pagar pra ver assim que tiver um tempinho.

    beeijos Agda Alecrim

    ResponderExcluir
  12. Oie, amo essa série, porém nunca li o livro e pela a sua resenha fiquei curiosa em ler-lo irei colocar na minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que já li esta coleção há uns dois anos! E a tua resenha deu me uma grande vontade de reler!!

    Adorei, especialmente o segundo, Insurgente! E uma das minhas coleções favoritas. E, sim, neste livro, a personagem amadurece muito!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir